segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROVA DE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL SP. COMENTÁRIOS. ACADEPOL 2011.

Prezados amigos, colegas e blogueiros. Nesta postagem, comentaremos a prova de informática para o cargo Delegado de Polícia-SP.
 
PONTO DE VISTA DO PROFESSOR.
A prova de informática do concurso de Delegado de Polícia de São Paulo (primeira vez que ocorre isso aqui no Estado de SP) abordou conhecimentos gerais e amplos do candidato.

Seu nível não foi aprofundado e nem técnica, porém abordou a atualidade da Tecnologia da Informação, onde o candidato deveria apresentar conhecimento sobre a tecnologia em uso e não o conhecimento sobre os itens da informática (como se fosse algo aleatoriamente solicitado). As perguntas dessa prova tinham muita coesão com os sistemas em uso na Administração Pública.

Diferentemente das provas anteriores, essa prova estava totalmente dentro da realidade das provas atuais para as carreiras de nível superior. Com isso, a Acadepol mostrou mais uma vez que está alinhada e atenta para os pontos de conhecimento da tecnologia da informação e comunicação, em vez de especificidades desnecessárias ao cargo de autoridade policial.
Damos parabéns à Acadepol pela excelente prova apresentada.

Vamos à resolução e aos comentários.


distintivo-delegado

75- A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral)
a) garante as liberdades de execução, estudo, redistribuição e aperfeiçoamento de programas assim licenciados, permitindo a todos o conhecimento do aprimoramento e acesso ao código fonte.

b) representa a possibilidade da Administração Pública em utilizar gratuitamente de certos softwares em face da supremacia do interesse público.
c) representa a viabilidade de o público em geral aproveitar o software em qualquer sentido, porém preservando a propriedade intelectual do desenvolvedor.
d) garante ao desenvolvedor os direitos autorais em qualquer país do mundo.
e) assegura apenas a distribuição gratuita de programas.

Resposta: A
Comentários: GPL é a sigla para a expressão da língua inglesa General Public License. Os programas sob este tipo de licenciamento podem ser copiados, estudados, modificados, aprimorados e redistribuídos. Contudo, os programas não podem ser acobertados sobre o pagamento de licença de uso, ou seja, seu uso é livre.Tópico abordado em nossas aulas no GOE CLARETIANO, quando apresentamos o SO Linux e programas de código aberto/livre (open source).
 

76- DHCP e TCP/IP constituem, respectivamente,
a) protocolo de serviço de controle de transmissão e protocolo de IPs dinâmicos.
b) protocolos de distribuição e controle.
c) protocolo de controle de transmissão por IP e serviço de concessão.
d) protocolos de entrada e saída de dados.
e) protocolo de serviço com concessão de IPs dinâmicos e protocolo de controle de transmissão por IP.

Resposta: E
Comentários: DHCP, conhecido simplesmente por IP dinâmico, é o protocolo de distribuição automática de endereços IPs aos equipamentos de uma rede. O TCP é o protocolo de transmissão que assegura a entrega do pacote pelo roteamento IP (Internet Protocol).Questão cuja abordagem encontra respaldo em nossas aulas de protocolo, especificamente quando falamos do Internet Protocol (IP).
 

77- A razão de se configurar um número específico de Proxy no navegador da internet
a) permite bloquear acesso de crianças a sites inadequados.
b) impede a contaminação por vírus e malwares em geral.
c) objetiva um determinado acesso específico na rede.
d) é condição essencial para se navegar na internet por qualquer provedor.
e) funciona com endereço favorito para posterior acesso.

Resposta: C
Comentários: Proxy pode ser entendido como um computador intermediário (middleware) que permite acesso à outra rede, ou seja, é um recurso que objetiva acesso específico por uma rede de computadores (LAN). Nas aulas no GOE CLARETIANO (e também em nosso blog) há um mapa mental com a figura e funcionalidade do proxy (impossível errar!).
 

78- Para se configurar o acesso ao servidor de e-mail por meio de um aplicativo gerenciador é necessário conhecer, em regra,
a) os protocolos de envio POP e recebimento SMTP, além do IP da máquina.
b) os protocolos de envio SMTP e recebimento POP, além do endereço de e-mail.
c) os protocolos IMAP e SMTP, além do IP da máquina.
d) os protocolos de envio POP e recebimento SMTP, além do endereço de e-mail.
e) os protocolos IMAP e POP, o IP da máquina, além do endereço de e-mail.

Resposta: B
Comentários: SMTP é o protocolo que trabalha no ciclo de envio de mensagens eletrônicas para outra rede (Internet/Intranet), enquanto que o POP é o protocolo que recebe email da Internet/Intranet.Para meus alunos presenciais: sem comentários, rs.
 

79- Constituem sistemas operacionais de código aberto
a) Free Solaris, MAC OS, OpenBSD
b) Dos, Linux e Windows
c) Linux, MAC OS, Windows e OS2
d) Linux, OpenBSD e Free Solaris
e) Windows, MAC OS, OpenBSD

Resposta: D
Comentários: Sistemas operacionais de código aberto são aqueles que não necessitam de pagamento de licença para uso e que podem ser melhorados (aprimorados) com a mudança de seu código. Linux (em todas as distribuições), OpenBSD e Free Solaris são alguns exemplos desses sistemas de código aberto.Super simples deduzir: Windows e MAC OS são sistemas de código fechado, então por eliminação... Nas aulas, até “brincamos” com esses sistemas operacionais.
 

80- Assinale a alternativa incorreta.
a) O Calc possibilita a edição de fórmulas.
b) arquivos de extensão .ods são conversíveis em .xls.
c) O Base viabiliza a edição de banco de dados.
d) arquivos de texto de extensão .odt editado pelo Broffice ou Open Office não abrem no Windows, pois foram elaborados em Linux.
e) O Write, da suíte Libreoffice, possui botão nativo na barra de tarefas que permite a conversão de texto em PDF.

Resposta: D
Comentários: Há um erro conceitual na alternativa D, pois os arquivos na extensão .ODT são criados, em regra, no Writer do LibO (Livre Office ou BR Office) em qualquer plataforma de sistema operacional (Windows, Linux ou Mac OS X). Isso, independe, então, do sistema operacional usado, pois está relacionado diretamente com a suíte de aplicativo e não ao principal programa do computador, o SO.


Pode ser copiado livremente desde que informado o nome do autor e local da cópia.

4 comentários:

Schimanski disse...

Olá Rodney, tudo bem?
Fiquei até supresa com a matéria de informatica da prova de delegado, gabaritei, porém se não fosse suas aulas, não seria possível, obrigada.

Anônimo disse...

ola professor sou Fernando Berta, aluno do claretiano.
a pergunta acabei meio que ficando confuso ... se pergunta Sistemas Operacionais de código aberto porquê entao a alternativa E se o senhor fala que Windows e mc os sao fechados...

79- Constituem sistemas operacionais de código aberto
a) Free Solaris, MAC OS, OpenBSD
b) Dos, Linux e Windows
c) Linux, MAC OS, Windows e OS2
d) Linux, OpenBSD e Free Solaris e Windows, MAC OS, OpenBSD

Advogados: disse...

A assertiva 'e' é após o segundo 'e' da assertiva 'd', ali depois do free solaris.

Anônimo disse...

Tomara que as questões de informática de agentel esteja desse nível e não do nível da provas de tira.